Idéias e dicas para fazer um bom artesanato

Artesanato Natal


Bustie e canga com motivos marinhos

Escrito el 23 agosto, 2012 por admin

BUSTIE E CANGA COM MOTIVOS MARINHOS.
Material: 45 cm de voai de seda branco ou cru de 1,40 m de largura (para o Bustiê); 1,80 cm de shan-tung pérola de 90 cm de largura (para a canga); corantes parafi-brasprotéicas; nas cores cobre, azul-turquesa, índigo-profundo e violeta; cera para batik em fingimento; fixador para fibras protéicas, bastidor de madeira de 1,40 mx 1,40 m; 2 blocos tjap de estamparia (um com motivo de tartaruga e outro de peixe); bacia própria para tingi-mento (na falta desta, pode usar uma bacia de plástico comum); jornal, papel Kraft;ferro de passar; percevejos; luvas de plástico.

BUSTIÊ.
Técnica: batik indonésio tjap.
Prepare separadamente os corantes azul-turquesa e cobre. Misture na bacia e deixe o tecido de molho durante 40 minutos. Exágue e coloque para secar. Estenda o tecido no bastidor. Coloque a cera em uma travessa grande e aqueça em banho-maria. Mergulhe o carimbo com motivo de tartaruga na cera e carimbe irregularmente no tecido. Prepare o corante índigo-profundo e coloque na bacia. Deixe o tecido de molho durante 40 minutos. Enxágue e coloque para secar. Remova a cera.

CANGA.
Técnica: batik indonésio tjap.
Estenda o tecido sobre o bastidor e prenda com percevejos. Coloque a cera em uma travessa grande e esquente em banho-maria. Mergulhe o carimbo com motivo de tartaruga na cera e carimbe irregularmente no tecido. Prepare o corante índigo-profundo e coloque na bacia. Deixe o tecido de molho durante 40 minutos. Enxágue e coloque para secar. Estenda-o sobre o bastidor. Aqueça a cera e carimbe sobre o azul o motivo de peixe. Tire o tecido do bastidor e amasse levemente para quebrar a cera e dar o efeito de craquelado. Prepare o corante violeta. Coloque na bacia. Mergulhe o tecido e deixe de molho durante 40 minutos. Enxágue e coloque para secar. Remova a cera.

Compartilhe no:
  • Orkut

Deixe um comentario

You must be logged in to post a comment.




↑ Top